Gestão da TI

A Gestão da TI e sua Governança tornam mais eficiente e eficaz a área responsável pela TI em uma organização.

Nos anos 1980 era comum a área responsável por TI em uma empresa ser classificada como um “centro de custo”. Atualmente, é inquestionável a necessidade de alinhamento da TI, no sentido da sua coerência e convergência, à estratégia da empresa. Seja na definição da estratégia empresarial ou mesmo na implementação de uma estratégia de negócio definida, o papel estratégico da TI é crescente.

Em uma organização, a sua estratégia define seus objetivos, orientando portanto suas ações. A estratégia visa assegurar a existência e a lucratividade da organização. O processo de planejamento estratégico é contínuo e suas revisões cada vez mais frequentes, devido à velocidade das mudanças do cenário competitivo (macro-ambiente) no contexto de atuação de cada organização.

A versatilidade, a adaptabilidade e as variadas formas das tecnologias de informação fazem com que sua utilização necessite de cuidadoso planejamento e constante alinhamento aos objetivos estratégicos de uma organização, de modo que a TI seja e continuamente permaneça sendo um instrumento eficaz e eficiente que contribui para que estes objetivos sejam atingidos. O alinhamento estratégico de TI diz respeito à coerência interna entre as estratégias de negócio e de TI em uma organização.

A Governança de TI tem por objetivo constituir controles para a área de TI de uma organização, de forma bastante semelhante como a Governança Corporativa o faz para os controles mais gerais. Conceitualmente, a governança corporativa surgiu para superar o “conflito de agência”, decorrente da separação entre a propriedade e a gestão empresarial. Nesta situação, o proprietário (acionista) delega a um agente especializado (executivo) o poder de decisão sobre sua propriedade. No entanto, os interesses do gestor nem sempre estarão alinhados com os do proprietário, resultando em um conflito de agência ou conflito agente-principal. A Governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção em uma organização, e consiste de liderança, estruturas e processos organizacionais que garantem que a TI sustenta e estende as estratégias e os objetivos desta organização.

Nossa proposta é dotar a área de TI de alinhamento estratégico e de disciplina para realização da sua missão.

Serviços: